V de Vinagre

15 / 6 / 2013

Vinagre vira assunto nas redes sociais e gera a ‘Revolta da Salada’

24410.38746-Revolta-da-Salada

A cidade de São Paulo tem sido palco de manifestações que visam à redução do valor da tarifa de transporte público, e que no final das contas agregaram outras reivindicações de direitos do cidadão. Na última quita-feira (13), milhares de manifestantes foram às ruas, mas centenas acabaram detidos pela polícia, inclusive jornalistas de diversos veículos que estavam realizando a cobertura da manifestação.
Muitos disseram que o motivo da detenção era o porte de vinagre, que é utilizado para atenuar os efeitos do gás lacrimogêneo lançado pelas autoridades para conter multidões. Um dos casos que mais repercutiu foi do repórter da ‘CartaCapital’, Piero Locatelli, que narrou e filmou sua prisão por “porte de vinagre”.

A alegação é de que, misturado ao bicarbonato de sódio, o tempero criaria uma reação e ‘explodiria’. “Estão fazendo mistura de vinagre com outras substâncias, o que pode vir a dar origem a um objeto que pode virar até uma bomba”, disse o tenente-coronel Ben-Hur Junqueira, ao portal R7.

Mas logo a explicação foi desmentida por um estudante de doutorado em química na USP, Klesper Santos Souza, que explicou ao portal que a mistura é utilizada até por crianças, em feiras de ciência e experimentos, e que a reação existe, mas não é nociva. “Mesmo que seja em maior escala, não tem pressão suficiente se o recipiente estiver fechado, não há força”, explicou Klesper.

Revolta da Salada

24408.38743-V-de-Vinagre

Não tardou para que o assunto virasse motivo de piada nas redes sociais e rendesse até mesmo uma página na Wikipedia, onde os protestos foram apelidados de ‘Revolta da Salada’. “O nome ‘Revolta da Salada’ é devido à suposta proibição do uso de vinagre no protesto”, explica a página.

Um Tumblr em inglês com informações a respeito dos protestos que leva o mesmo nome da Revolta da Salada, porém traduzido como ‘The Salad Uprising’, também está no ar. Além disso, imagens do filme ‘V de Vingança’ ganharam uma paródia chamada ‘V de Vinagre’, e estão circulando por diversas redes sociais.

24409.38744-I-Vinagre-SP

Fonte: Canaltech

DEVASTAÇÃO: Espero que as manifestações comecem a tomar o rumo certo pra deixar este bando de político vagabundo sem dormir. Sem depredação, sem vandalismo e sem bandeira de partido político… Aproveitar que os olhos estão voltados para o país e mostrar o lixo de democracia que vivemos, baseado na corrupção destes políticos safados. Espero que logo as manifestações batam na porta de suas casas, a maioria pagas com o nosso suor.

(Roberto)

SIGA O BLOG NAS REDES

  

A notícia, artigo ou estudo publicado é de inteira responsabilidade dos autores que podem ser identificados na citação das fontes no início ou final da publicação. Os mesmos não refletem necessariamente a opinião do proprietário deste blog, que não possui qualquer envolvimento pessoal com os autores.

IMPORTANTE: NÃO CLIQUE NOS BANNERS DE PROPAGANDA. ESTE BLOG NÃO PATROCINA OU POSSUI QUALQUER VÍNCULO COM ESTES PRODUTOS OU EMPRESAS.

Você pode e é incentivado a compartilhar as informações deste blog!

About these ads

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 150 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: